EUA 2017
23/04/2017 - 01:31
MOAB - BRYCE CANYONS

O deserto do Moab é demais. O Moab é o canal OFF. O Moab é o National Geographic. O Moab é a adrenalina dos jovens, a endorfina dos maduros e a ferritina dos velhos. Na saída da cidade de Moab já visualizamos monumentos de diversão - Parque Nacional dos Arcos. O maior parque de diversão do mundo e entregue pronto a milhões de anos... Milhares de pessoas de todas idades em todos tipos de transporte arrastando seus brinquedos que usarão no deserto: bicicletas; gaiolas motorizadas; motocicletas; quadricilos; diferentes tipos de 4x4; jipes; e outros; além da parafernália de material de montanhismo; canoismo; jogging; etc... Merece 1 semana apenas para conhecê-lo... Os Guaipecas passaram ao largo da parte inicial e povoada, apenas sonhando com o retorno. Conforme se entra no deserto - Canyonlands -, pela Highway, vai diminuindo o número de pessoas e aumentando o risco dos esportistas e aventureiros que nele se arriscam. Isso está muito claro em todas as placas do deserto. A observação dos cenários apresentados nos faz entender o por quê. Muitas milhas de imagens e histórias impressionantes. Olhem as fotos. Paramos em Richfield para abastecer e encontramos uma figuraça - Mr. Dave, dono de seis motos (que se lembra...). Nos indicou um trajeto pela rota 12, pelo qual seremos eternamente gratos. Almoçamos em um restaurante em Loa - cidade onde todos os seres vivos estavam no único bar/café da cidade - inclusive o cachorro. Seguindo pela 12 - rebatizada pelos Guaipecas como Dave Okerlund Road. Subimos a quase 3 mil metros e tivemos uma visão impressionante do planeta Terra. Não imaginávamos ver o mundo visto de cima da estrada. Depois a estrada passa pela crista de uma cordilheira permitindo a vista dos dois lados da estrada - Escalante Monument. Ou seja, não foi o maior dia de viagem; não foi o melhor dia de viagem; mas foi um grande dia de viagem. Como a vida. Hoje vimos o mesmo que já havíamos visto nos outros dias, mas esse mesmo foi completamente diferente, novo e inesperado. Quando reclamamos, por exemplo, que nossos dias de trabalho são todos iguais, não percebemos que cada um deles tem alguma particularidade que o torna único e que, se apreciado, poderá ser o impulso para uma vida melhor. Sugerimos olhar dois filmes sobre repetição da vida e que nos dão uma mensagem de como aproveitar "o mesmo dia" de uma forma melhor. São filmes simples, mas que explicam o fascínio pelo cinema... quando consegue contar uma boa história. Feitiço do Tempo e principalmente Questão de Tempo. A cena final do filme foi nosso dia. Paramos em Tropic para a noite. Amanhã o Bryce Canyon nos aguarda. Escrevendo sem atenção, pois é impossível escrever morrendo de rir com histórias passadas de Maoris e outras patetadas... nos despedimos....