CANADÁ 2010
18/05/2010 - 22:17
Jasper / Columbia Icefields



Sobre crianças e montanhas.

 

A necessidade do novo; a procura pelo diferente; o rumo ao desconhecido; o chamado da natureza; indo onde ninguém esteve antes; ... podemos lembrar ainda de outras invocações com as quais os homens tentam descrever, simplesmente: “por que?”. Por que estou aqui?; por que existo?; por que vivo?; por que o fim?; por que a morte?

A sábia natureza deu ao homem o remédio: aventura. Motivo para o “ser pensante” por algum tempo direcionar toda energia e inteligência para a sobrevivência. Escape para uns, obsessão para outros. Aqui entra a montanha, exemplo clássico do por quê. Por que chegar ao cume?... uns dizem que é pela glória. Mentira! A grande maioria vai até lá apenas porque ela esta lá e não se vangloria do seu feito.

Questionamentos pertinentes num dia em que o passeio foi entre grandes montanhas. Elas estavam lá nos esperando e nos vigiando. Cuidando de nós; desde que nós as respeitássemos. Após o desjejum numa padaria típica em Jasper, visitamos o Maligne Canyon, achando que, após o dia anterior, nada nos deslumbraria. Meu Deus... tudo de novo. Vejam as fotos... era apenas o início. Entramos na Icefield Parkway e pilotamos entre duas muralhas nevadas com o devido respeito. O rio Athabasca era nosso companheiro e nos recepcionou com várias quedas e lagos de tirar o fôlego. Fizemos pouca quilometragem, pois cada km tinha o seu ‘por que”. Chegamos ao Columbia Icefields, hotel e parador base de vários glaciares – imagens deslumbrantes do hotel.

Este com certeza é um dos hotéis do fim do mundo. Por que ele está aqui?  

Aproveitamos o fim do dia para um treking até o glaciar Athabasca – para o Cláudio e o Moreschi foi um tre-crek-ing com seus joelhos bichados.

Sobre crianças. Foi bom ver todos nós por alguns momentos no modo criança. Filmando sobre as motos; brincando com as águas do degelo; sacaneando uns aos outros; correndo pelos caminhos de montanha para encontrar um melhor ângulo para a foto; respeitando a velha montanha e o velho rio como se respeita a uma mãe e um pai. Afinal, eles estavam lá nos protegendo.

...



Fotos